domingo, 16 de janeiro de 2011

DIA -113: Uma clássica

Faltam 113 dias para o Titan Desert.
Mais um Domingo com o despertador a tocar antes das sete da manhã. Mas só chega a tocar uma vez. Quase que dou um pulo da cama. Como diz alguém: se fosse para trabalhar não me levantava assim tão rápido :)

Como disse no Domingo passado, os 47km da maratona de Pontével, souberam a pouco. Não cheguei a testar bem a Scalpel. Mas hoje já deu.
Ás 8h00 já estava em Arruda dos Vinhos para participar pelo 3º ou 4º ano consecutivo (já não me recordo), na "clássica" Arruda-Montejunto-Arruda. Não pode ser considerada uma maratona, será mais uma concentração organizada de bttistas que todos os anos por esta altura recebem uma convocatória com informações úteis e  um track GPS que todos os anos vai mudando. Não há inscrições, nem frontais, nem classificações. É mesmo pelo puro prazer de pedalar.
Este ano seriamos mais de 150 à partida em Arruda.
O percurso este ano foi mais curto, cerca de 65km, mas mesmo assim com vários obstáculos que não permitiram uma média superior a 18km/h. O tempo do primeiro grupo a chegar a Arruda foi de 3h43. Neste grupo ia eu, o meu pupilo, amigo e campeão nacional José Silva, um outro pupilo meu, Nuno Vicente, e o Paulo da Motorreis (não sei o apelido). Durante o percurso este grupo tanto ganhava mais elementos como os perdia. Chegamos a ser só eu e o Zé, como chegou a ter cerca de 8 elementos, no fim da descida do Montejunto.


Como referi, o percurso tinha vários obstáculos que impediam uma velocidade constante, ou não era isto Bicicleta de Todo o Terreno. Andámos bastante tempo com o bicicleta às costas, para descer um trilho rochoso na Serra de Montejunto, andámos enterrados em lama até aos calcanhares - alguns um bocado mais acima :) - e eu inclusive deitei-me por duas vezes num colchão de silvas. Uma das vezes tiveram que me puxar lá de dentro, pois estava com os pés presos nos pedais e teimavam em não sair.
Mas no fim, acabou tudo em bem. Alguns arranhões mas nada de grave.

Hoje ficou também confirmado que a Cannondale Scalpel é a minha bicicleta de eleição para as maratonas. Super equilibrada, competitiva mas ao mesmo tempo confortável e muito segura a descer. Só tenho ainda que acertar com a pressão da Lefty e do amortecedor RockShock Morarch RP23. Por incrível que pareça não consigo descobrir na Internet, nem sequer no website da Cannondale, uma tabela com as pressões para a Lefty!

Fisicamente senti-me muito bem. Mesmo com as 4h00 de ontem e os treinos diários, ao fim do dia na garagem, desta semana senti-me com força e pouco cansado. Só o tornozelo ressentiu-se um pouco com as duas quedas que dei hoje.
Amanhã é dia de voltar para a garagem ao fim da tarde. Exercícios de braços, tronco e se houver vontade uma hora de rolos em cadência alta mas intensidade baixa.

1 comentário:

  1. Graças a esta crónica, um amigo cibernauta já em enviou o manual da Lefty 2011, que tem as pressões adequadas.

    Obrigado João.

    ResponderEliminar