segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

DIA -105: Paragem técnica

Faltam 105 dias para o Titan Desert.
Entretanto já passaram 3 dias desde a minha última crónica. Mas este fim-de-semana foi sempre a 200, não houve oportunidade de actualizar este blogue.
No Sábado, em condições normais seria treino de estrada, mas o vento que soprava aqui na zona oeste do país era demasiado forte para pedalar no asfalto no meio do trânsito. Assim, combinámos (o grupo dos fins-de-semana) sair de BTT. E foi muito bem escolhido. Apesar do frio e do vento, fizemos uma voltinha tranquila de 44km, em 2h30.

Muito frio às 9h!


No Domingo foi dia da terceira maratona deste ano - Lagoa do Calvo (Poceirão-Palmela). Apesar do pouco acumulado no que respeita a subidas, foi uma maratona com um grau médio de dificuldade, não só pela areia solta que compunha cerca de 70% do percurso, mas sobretudo pelo vento forte e do frio que acompanharam os cerca de 350 participantes durante os 74km, para quem optou pela maratona, ou dos 42km para quem preferiu a meia-maratona.
Como fiz dois dias seguidos de BTT, optei por usar duas bikes diferentes em cada um dos dias. No Sábado levei a Scalpel Ultimate e no Domingo levei a Flash Ultimate. Apesar de achar a Scalpel mais confortável para qualquer tipo de maratona, esta como era composta sobretudo por terreno arenoso e macio, escolhi a Flash para a Lagoa do Calvo. Equipada com pneus tubeless 2.1 e apenas 30psi de pressão, senti-me bastante seguro e confortável nos troços mais complicados de areia solta. Foi sobretudo nesses troços que a diferença de andamento para os outros participantes era mais evidente. No fundo, foi um bom teste para o Titan Desert. Só a temperatura é que não tem mesmo nada a ver!

Não, não me estava a rir, estava a cerrar os dentes por causa do frio :)


No que respeita a sensações físicas, senti-me bastante à vontade e fiz a maratona sem grande desgaste. Nos terrenos mais planos e com vento lateral foi onde fiz a diferença e que me levou a distanciar dos meus adversários mais directos. Se repararem no gráfico da frequência cardíaca AQUI, podem ver que a partir da 1h30 de prova o meu ritmo cardíaco baixou bastante, isto porque nesta altura já ia isolado na frente e a motivação para ir a "top" já não era a mesma. Houve mesmo alturas que me arrependi de me isolar tão cedo, pois tive que fazer sozinho mais de 40km!

Das poucas zonas com vegetação e mais técnicas

Senti alguma dificuldade nas zonas mais técnicas, sobretudo em descida, porque há cerca de 3 dias apareceu-me uma dor que me apanha a zona posterior do pescoço e prolonga-se até ao ombro e braço direitos. Este problema que me aparece 2-3 vezes por ano, deve-se a um acidente que tive, há cerca de 5 anos, nos kartings, em que levei uma pancada por trás. Desde aí nunca mais fiquei a 100%! Esta dor costuma durar 4-6 dias, e limita-me bastante certos movimentos do braço e do pescoço.
Demorei 3h02 a cumprir os 73km da maratona. Pelo meio ainda tive que parar duas vezes, a primeira para baixar a ponta do selim que tinha subido quando bati num buraco, e a segunda vez numa zona de assistência para apertar o parafuso do selim.
Final da maratona, fizeram de imediato a entrega dos troféus, em seguida um Fast Recovery e um banho de água bem quente. Maravilha!!

troféu de vencedor


Depois, o almoço, também servido bem rápido e sem grandes filas. Uma sopa de legumes bem quente veio mesmo a calhar, depois do frio que passámos durante a manhã. Arroz, carne e sangria para aquecer a alma. Para finalizar, arroz-doce. E terminava assim mais um Domingo bem passado, a praticar desporto, em contacto com a natureza e com pessoas espectaculares, que já nos vamos conhecendo de maratona em maratona.

Hoje (segunda-feira) estava previsto fazer mais um treino na garagem, mas terei que efectuar uma "paragem técnica", face à dor que ainda tenho no pescoço e ao trabalho que tenho ainda para fazer na GMTSports, fica para amanhã. Sem stress! Life is a marathon, not a sprint ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário