quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

DIA -103: Outros tempos

Faltam 103 dias para o Titan Desert.
Hoje o dia esteve espectacular para o treino na estrada. Um pouco de frio, normal para esta altura do ano, mas um sol lindo aqui na região Oeste. Como o vento estava de Nordeste, delineei um percurso em direcção a Nordeste, para depois na segunda metade do treino, quando estou mais cansado, apanhar com o vento de costas. E bateu tudo certo:) Bem, quase tudo certo!  A bateria do meu novo Garmin Edge 800 acabou quando faltava cerca de 30km para o fim do treino. Mas o GPS não tem culpa de nada. Eu é que já não o carregava há 3 treinos,  para descobrir qual era a duração da bateria desta ferramenta de trabalho. Pelas minhas contas, aguenta cerca de 10 horas de utilização normal, com o GPS ligado e a ligação ANT+ (wireless), para receber os dados da banda cardíaca.

Mas já que falei em ferramentas de trabalho, hoje no treino ia a pensar na evolução desta área do desporto. Em 1988, comprei o meu primeiro cardiofrequêncímetro em França, quando fui com a seleção sub-23 disputar a prova por etapas Poitou-Charents. Em Portugal ainda não havia destes aparelhos, custou-me na altura cerca de 20 contos. Muito dinheiro para a altura, ainda mais para um jovem de 18 anos. Mas não hesitei, para mim era um sonho, puder treinar com método e com o apoio duma ferramenta como esta. Era um Polar SportTester PE300. Nessa altura havia apenas 2 modelos, o PE300 e o PE3000. A diferença é que o segundo gravava as pulsações a cada 30 segundos. O PE300 apenas dava para visualizar a frequência cardíaca instantânea. Mas para mim era suficiente, até porque o PE3000, custava o dobro!
O meu primeiro cardiofrequêncímetro, há 22 anos.
 Depois desse, tive um outro Polar SportTester que já memorizava os dados de frequência cardíaca. Mas como não tinha o interface para passar os dados para o PC, passava-os...à mão. Um a um e a cada 30 segundos do tempo do treino. Chegavam a ser centenas de linhas! Mas era a única forma de eu depois analisar os dados no software da Polar. Entretanto já tive mais uns 5 cardiofrequêcímetros, todos da Polar - Xtrainer, Accurex, Vantage NV, 725, AXN. Desde o ano passado que passei a usar Garmin. Também bastante fiável ao nível da frequência cardíaca mas com muito mais informações úteis, nomeadamente funções de GPS, e com compatibilidade, via ANT+, a muitos acessórios de outras marcas, caso dos potênciómetros.
Recordo-me que já nos meus anos de profissional, quando ia para a Serra da Estrela treinar para a Volta a Portugal, programava os treinos utilizando um mapa (em papel), calculando os quilómetros com base nas distâncias entre as localidades. Mas tarde, passei a utilizar o Autoroute Express, um software que dava para programar rotas, depois imprimia essas rotas e levava-as no bolso para ir consultando. No fundo era um GPS em papel :)
Agora nada disto é necessário. Hoje utilizei a 3ª geração de programação de rotas de treino. Utilizei um website - ridewithgps.com - para traçar a rota do treino de hoje. Enquanto ia traçando o percurso, o site ia somando os quilómetros, o tempo previsto a uma determinada média horário e ainda, o acumulado de subidas! Incrível! Depois foi só transferir o ficheiro obtido para o Garmin Edge 800 (mas também pode ser o 705). E pronto. No início do treino coloquei a rota a funcionar e foi só seguir as indicações. Enquanto isso a frequência cardíaca, assim como um inúmero de informação é registado.

Última geração de ferramenta para controlar o treino. Só falta chegar o Vector.
Finalizando o treino, ligo o Garmin ao computador e com uma ligação à Internet é possível colocar toda a informação numa conta pessoal. O meu treinador (que por acaso sou eu) pode consultar em qualquer altura e em qualquer ponto do mundo, os meus treinos passo a passo. Ex.: http://connect.garmin.com/activity/65255449. Como se costuma dizer: "Se no meu tempo eu tivesse isto..!"

Agora só falta mesmo a Garmin lançar o já anunciado Vector , para que eu fique com a mais moderna e completa ferramenta portátil para controlo de treino em bicicleta ;) Deverá ser nos próximos meses.

Bem, quanto ao treino de hoje, foram 130km em 4h20, com cerca de 1400 metros de subida acumulada. Muito bom! De tarde massagem com a Cristina Ponte para um perfeito dia de preparação para o Titan Desert.

Sem comentários:

Enviar um comentário