quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

DIA -95: Pontaria!

Faltam 95 dias para o Titan Desert.
Hoje tinha programado um treino mais suave. Exercícios de alongamentos e depois uma hora de bicicleta com cadência alta mas pouca carga. Eu disse "tinha", porque acabei por não fazer isso.
Depois de ter recebido um email de um leitor deste blogue. (Obrigado Mário, deixaste-me com a "pulga atrás da orelha". Depois respondo ao teu email de uma forma mais pessoal.) Resolvi verificar na prática o que o leitor me explicou por email. O resultado foi um treino/teste puxadote. Para além dos cerca de 30 minutos de exercicios de flexibilidade, ainda pedalei cerca de 1h30 nos rolos, isto para fazer o seguinte exercicio:


  • 10´ de aquecimento
  • 15' a 290w
  • 4' suave
  • 15' a 315w
  • 4' suave
  • 15' a 335w
  • 4' suave
A ideia era analisar a acumulação de ácido lactico em cada uma destas séries para confirmar o meu limiar anaeróbio, que eu parti do principio que anda na ordem dos 335w.
Na primeira série acumulei 2mmol, o que anda longe do LAna. Na segunda série acumulei 2,7mmol, também longe do meu Lana, na terceira série quando estava a colocar uma gota de sangue na tira de lactato cai uma gota de suor mesmo em cima da gota de sangue! Pontaria! O resultado foi de 1,8mmol. Não acredito que seja real. Por isso voltei a repetir a última série para voltar a medir o ácido láctico. Assim fiz mais 10 minutos a 335w, e voltei a tirar uma gota de sangue, e mais uma vez o suor voltou a atrapalhar a medição!!


Desta vez deu 8mmol, e que também tenho a certeza que não é real, senão não estava a pedalar com tanta facilidade (relativa) e a respiração estar controlada. Acabei por não concluir o teste a que me me propus. Supostamente o valor a dar nos 335w, deveria rondar os 3,5-4mmol. Não há crise, termino este teste noutro dia :) Pelo menos o treino de 1h30 está feito e ninguém me tira.
Mário, de qualquer forma, podes ver pelos gráficos acima, que em todas as séries, mesmo a de 2mmol a frequência cardiaca vai aumentando com o decorrer do tempo de série. Também é certo que esta subida é mais significativa na intensidade mais elevada. Mas mesmo esta intensidade é abaixo do meu LAna.



Bem, amanhã é dia de descanso. Depois de 3 dias consecutivos de treino de qualidade, é altura de acumular energia para o fim-de-semana que está a chegar. Vai ser um fim-de-semana sem maratonas, só de treino. Se o tempo continuar assim, com o sol radiante, queria acumular cerca no minimo 8 horas nos dois dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário