quinta-feira, 3 de março de 2011

DIA -67: Nem só de bicicleta e suor...

Faltam 67 dias para o Titan Desert.
Nem só de bicicleta e suor se prepara uma prova dura como o Titan Desert. Se é possível fazer uma boa preparação física para estar ao mais alto nível no Titan Desert só com o uso de uma BTT? Eu digo que é. Mas para isso seria necessário uma grande disponibilidade de tempo e uma grande motivação para de uma forma quase diária fazer todos os tipos de treino necessários a uma preparação física equilibrada com o uso da BTT; força, agilidade, técnica, endurance, ...
Quando temos que gerir um tempo limitado para treinar, o ideal é usar outras formas e ferramentas mais eficazes de forma a prepararmos o nosso corpo para enfrentar as adversidades do terreno que vamos encontrar em Marrocos, e sobretudo o desgaste de vários dias seguidos a levar porrada de terrenos como o ilustrado na imagem abaixo. Já para não falar das amplitudes térmicas, com mais de 45ºC de dia e temperaturas próximas dos 0ºC durante a noite.



O reforço muscular e o trabalho da flexibilidade é muito importante. Este trabalho pode e deve ser feito fora da bicicleta. Hoje foi um desses treinos. Aproveitei o facto de ontem ter levado uma "coça" no treino de estrada, e hoje treinei sem me montar na bike. Foram cerca de 1h30 a fazer exercícios com pesos, elásticos e exercícios de flexibilidade. Resultado: não suei, mas amanhã devo ter os braços, pernas e tronco todos doridos :)

Amanhã é dia de descanso. Vai saber bem, pois a partir de Sábado e até terça-feira vai ser non-stop. Aproveitar o feriado de Carnaval, já que nem ligo muito a esta época festiva.
No Sábado será o treino com toda a Meo Team e mais os 5 candidatos ao 8º elemento da Meo Team.

Sábado farei o rescaldo :)

1 comentário:

  1. Não quero ser bruxo ou coisa parecida nem por sombras amargurar aventura mas não deixo de ficar apreensivo quanto á turbulência politica/guerrilha que há nos países vizinhos de Marrocos que pode envolver toda a equipa/participantes no titan desert 2011
    Força Gamito e comas pó, vai na frente.
    Um abraço

    ResponderEliminar