quarta-feira, 9 de março de 2011

DIA -61: Variar o treino

A precisamente 2 meses para o início do Titan Desert, está na altura de variar um pouco o treino. Hoje realizei um treino que já há mais de um ano não o fazia - correr.
Quando deixei o ciclismo de alta competição em 2004, durante um ano, o único exercício físico que fazia era correr. Sempre gostei de correr, se não tivesse sido ciclista, possivelmente era atleta de meio-fundo/fundo. Tinha boas qualidades físicas para isso. Mas o destino encaminhou-me para as bicicletas.
Em 2008, quando comecei a fazer BTT com mais assiduidade deixei praticamente de correr. Só o fazia na praia durante as férias.
O Titan Desert, pelo que me contaram quem já participou, tem uma particularidade - pelo menos numa etapa será necessário andar/correr alguns quilómetros nas dunas de areia e carregar a própria bicicleta. Dizem que não são muitos quilómetros, uns 4-5km, mas será o suficiente para um atleta com aspirações a uma boa classificação nesta prova perder o comboio da frente e nunca mais o apanhar no resto dessa etapa. Basta no troço das dunas perder 200-300 metros para o grupo da frente, para essa diferença se dilatar consideravelmente quando nos montarmos de novo na bicicleta. Para tentar antecipar que isto aconteça, necessito treinar corrida. É o que irei fazer no tempo que falta até ao Titan, uma vez por semana.
Comecei hoje com apenas 30 minutos de corrida em ritmo muito suave (4.300mts). Para habituar os músculos a um tipo de movimento a que já não estão habituados. Gradualmente irei aumentar o tempo até aos 60 minutos, e depois a intensidade até à minha zona 4. Este processo irá demorar 2 meses.

Soube bem correr à noite, com apenas uma luz (Led) na cabeça. Uma nova experiência :)

1 comentário:

  1. Olha OLha eu tambem fiz uma tentativa para correr, intercalava com o ciclismo mas ficou por aí a intenção,mas reconheço que era uma boa ajuda para a performance.
    Um abraço campeão

    ResponderEliminar