domingo, 13 de março de 2011

DIA -57: Fim de ciclo

Ontem, mais uma vez perdi o "comboio do Oeste". Também, a sair às oito da manhã, pudera! O Sábado é o único dia da semana em que posso dar ao luxo de não acordar com despertador. Durante a semana toca às 7h10 para ir trabalhar, ao Domingos toca ainda mais cedo para ir para as maratonas de BTT. Restam os Sábados, mas mesmo assim nunca me levanto depois das 8h. Assim, lá saí eu para mais um treino de estrada sozinho. Eu e os meus phones. As pernas estavam muito amassadas e a energia também não era muita, fruto de uma semana já longa de treino e sobretudo pela intensidade do treino nos rolos de quinta-feira. Mas tinha que cumprir 4 horas de treino, com alguma dificuldade, cumpri :)
O Fast Recovery que bebi ao chegar a casa soube melhor que mousse de chocolate. Foi daqueles dias que cheguei vazio a casa. Depois do almoço dormi uma sesta para tentar recuperar o melhor possivel, já que hoje era dia de mais um treino bastante duro, a Maratona do Camarnal.

Ainda durante o treino de ontem, chamou-me a atenção uma situação, e que infelizmente vejo muitas vezes. Um grupo de 5 ciclistas a ocuparem a faixa toda da estrada! Mas o que pensa esta gente?! A cada passo ouvimos noticias de acidentes com ciclistas, imediatamente culpamos os automobilistas, que não têm civismo nenhum, nem respeito pelo ciclista. Mas será que uma parte da culpa destes acidentes não é nossa, ciclistas?!
NÃO FACILITEM!! Na estrada existe a lei do mais forte. E nós somos os outros. Nunca gostei de treinar em duplas, isto é, eu e apenas mais um colega. Porquê? Porque quando são apenas dois ciclistas a treinar, geralmente vão lado a lado, e os automobilistas não se acanham nem abrandam por "apenas" duas bicicletas.
Regra geral, ou vou sozinho e assim consigo defender-me minimamente, e quando não há berma de vez em quando lá tenho que entrar pelas valetas.  Ou então prefiro circular num grupo de 4 ou mais ciclistas. Neste caso o menos perigoso, e aqui não concordo com o código da estrada, será circular em duas filas paralelas em vez de apenas uma fila. Porquê? Porque se formos todos em fila indiana, os automóveis nem sequer abrandam, fazendo tangentes às bicicletas. Mas se circularmos em duas filas lado a lado, os automóveis têm que abrandar para passar. Ok, muitas vezes ouvimos umas buzinadelas, mas prefiro isso a passar o resto do dia (ou pior) num hospital. Mas quando digo em duas filas paralelas, não me refiro a ocupar a faixa toda como vi hoje, pois neste caso podemos apanhar algum automobilista mais stressado ou menos paciente e...azar.

Hoje foi dia de mais um treino de alta intensidade, e que coincidiu com a Maratona do Camarnal (Alenquer). Tinha todos os ingredientes para ser um bom treino: subidas duras, descidas técnicas e dureza acrescida com as o estado do terreno e as condições climatéricas. Não era tão dura como a de Arganil, mas depois de uma semana intensa de treino, era mais que suficiente para chegar a casa bem amassado! E cheguei :)

O estado em que terminei a maratona.
Com lama até aos cabelos mas com um sorriso nos lábios.


Foram 78km com cerca de 1.800 metros de subidas acumuladas, e que demorei 3h34 a percorrer. Fui o vencedor da maratona. Por distração quando ia sozinho na frente, enganei-me no percurso. Quando voltei ao trilho certo, já levava uns 7 atletas à minha frente. Cerca de 45 minutos depois já ia apenas com o Nuno Vicente, da equipa da Ota. Fomos juntos uns bons quilómetros, mas na passagem pela serra do Montejunto fiquei isolado na frente. Ainda tive um furo numa zona com muita pedra, mas o liquido do tubeless conseguiu vedar o furo, perdendo apenas algum ar.
No final cheguei com cerca de 5 minutos de avanço sobre o meu pupilo Nuno Vicente.
Relatório Garmin AQUI»»

Hoje finalizei um ciclo de treino. A semana que está a chegar será de recuperação, com treinos mais suaves. Vou incidir mais nos exercícios de reforço muscular e na corrida. Depois no Domingo inicío mais um ciclo de treinos intensos e começo logo da melhor forma, com a Maratona do Centro (Leiria), sendo a primeira prova a contar para a Taça de Portugal de XCM. Vai doer :)

Sem comentários:

Enviar um comentário