quinta-feira, 10 de março de 2011

Dia -60: Não me venham com histórias!

Um dia tem 24 horas, em média necessitamos de 8 horas de sono por dia, sobram 16 horas. Destas 16 horas, a maioria de nós trabalha cerca de 8-9 horas, restam assim 7-8 horas. Por isso, não me venham com histórias que não têm tempo para investir no mínimo uma hora por dia para treinar ou simplesmente fazer exercício físico!
Inventamos todo os tipo de desculpas para deixar para amanhã. O dia de trabalho foi cansativo... tenho que ir buscar os miúdos à escola... vai dar um jogo importante na televisão... tenho que fazer o jantar, etc, etc. Mas hoje em dia há um arsenal de equipamentos que nos facilitam a vida e impedem de arranjarmos desculpas para não treinar. Lojas como a Decathlon ou SportZone têm tudo o que precisamos para fazer um treino de qualidade, até na sala enquanto se toma conta dos filhos, ou vêem o tal jogo importante na TV.
Praticamente todos os dias, mesmo aqueles que não tenho que ir para o escritório, levanto-me às sete da manhã. Ás 8h10 estou a deixar a minha filha mais velha na escola, e em seguida faço 75km até chegar ao escritório. Às 19h00 chego a casa, quando não é mais tarde, e por volta das 19h30-19h45 começo o treino que vai até às 21h30. Depois do jantar, ainda arranjo um tempinho para escrever estes textos.
Confesso que há dias que custa imenso, chegar a casa e vestir o equipamento para ir treinar. Sabia muito melhor jantar e depois estatelar-me no sofá a ver as notícias, mesmo que só falem da crise. Mas não era a mesma coisa! :)
Quando acabo o treino, é uma sensação boa, de missão cumprida. Quando chego às maratonas sinto-me confiante e sei que vou andar bem. É sobretudo uma questão de força...de vontade e determinação para atingirmos os nossos objectivos; sejam para andar bem numa maratona, ou para perder peso, ou simplesmente para subir 5 lanços de escadas sem parar e sem ofegar.
E não me venham com histórias! Se trabalhamos o dia inteiro, e precisamos de treinar forte, uma alimentação cuidada não é suficiente para repor as energias e recuperarmos convenientemente para a sessão de treino seguinte, e ao mesmo tempo evitarmos lesões e doenças provocadas pelo esforço físico e descanso insuficiente. São necessários suplementos nutricionais, adequados ao tipo de treino que o atleta esteja a fazer no momento. A lenga lenga de "uma alimentação equilibrada é suficiente para fornecer todos os nutrientes ao atleta", já tem décadas! As coisas evoluem, e o desporto não é excepção.

Se eu não tomasse suplementos, treinava bem um dia, dois dias, possivelmente três. Esta semana já vou em 6 dias consecutivos de treino, e o cansaço é apenas o normal de quem está a treinar forte e ao mesmo tempo tem um emprego, aliás, dois, e família.

Só quero com isto tudo chamar a atenção que, com força de vontade e alguns cuidados e disciplina, tudo é possível e deixem-se de desculpas!

Hoje introduzi mais um novo tipo de treino. Os músculos das pernas ainda estavam doridos da corrida que fiz ontem. Sobretudo os gémeos e as canelas. Como cheguei um pouco mais tarde do escritório, saltei a parte dos exercícios de musculação, e saltei logo para cima da bicicleta. O total do treino iria dar 1h25, com as seguintes séries: Aquecimento de 20 min + 3x8min na Zona 4 (345-365w) + 15min na Zona 3 (300-320w). A novidade neste treino estava nas 3 séries de oito minutos na minha zona 4. Até aqui só andei a fazer séries na Zona 3. Para quem não sabe, a Zona 4 de intensidade é considerado o limiar anaeróbio ou o limiar da dor. Uma intensidade de esforço que conseguimos manter até 60 minutos mas com muiiita dificuldade e apenas naqueles dias com uma grande força de vontade.
Após 6 dias de treinos consecutivos, amanhã e finalmente é dia de descanso :) Mas sinceramente estava capaz de fazer mais um treino ;)

2 comentários: