terça-feira, 8 de março de 2011

DIA -62: Dose Dupla

Hoje foi dia de dose dupla, ou treino bidiário se preferirem. Não estava previsto, mas o plano de treinos nos últimos dias não correu como previsto, e assim tive que acrescentar mais um treino no final da tarde de hoje.
E o que não correu como previsto?
Primeiro: no Sábado estava previsto o treino com a MEO TEAM ser de aproximadamente 3 horas em BTT; mas só foi possível fazer cerca de 1h30 e em ritmo de passeio.
Segundo: hoje tinha programado fazer no mínimo 3 horas de BTT, mas acabei por fazer apenas 1h50. O "comboio do Oeste" saiu às 9h00 para um treino de BTT, mas não acordei a tempo e perdi o comboio. Coloquei no meu Garmin Edge 800 um percurso de 60km de constante sobe e desce e acabei por sair às 9h30 a "solo". Durante a noite choveu bastante e continuava a chover quando saí, e sinceramente a vontade para fazer BTT sozinho nunca foi muita! Mas lá saí. Só que o percurso foi mal escolhido, a lama era tanta ao ponto da Flash não conseguir andar. Ainda deu para treinar a técnica, sobretudo slalom em algumas descidas :) Mas com cerca de 30km tive que apontar em direcção a casa. Como disse, a falta de vontade também incentivou a cortar caminho.

Lá ao fundo, a aldeia onde vivo :)

Com tudo isto, quis compensar com mais um treino de qualidade nos rolos. Assim, depois de um batido de Pure Mass e um One Shot Energy, equipei-me, programei um treino de 1h40 e às 17h50 estava em cima dos rolos para uma boa sessão de dor de pernas.





Depois de um bom aquecimento, realizei 5 séries acima dos 310 watts, que totalizaram 62 minutos na minha Zona 3. Uma de 5 minutos a 350w, uma de 20min a 320w, a terceira de 15min a 320w, a quarta de 12min a 330w e a quinta e última de 10min a 320w.

Com este treino terminei um ciclo de 4 dias seguidos de treino em bike, um deles coincidiu com a maratona de Arganil. A ideia é preparar o corpo para uma prova por etapas, em que terei que pedalar entre 4-6 horas por dia durante 6 dias seguidos. Neste tipo de provas o mais importante é a recuperação dia após dia. Ao contrário das maratonas (XCM) em que a prestação desportiva nesse dia é o factor fundamental, nas provas por etapas não basta estar muito forte no primeiro dia, ou mesmo no segundo. O sucesso reside sobretudo na regularidade durante toda a prova. Para além desta qualidade ser também inata nos atletas, isto também se treina.
Resumindo estes 4 dias: Sábado - 1h30 BTT (devia ter sido 3h); Domingo - 3h47 BTT (Maratona de Arganil); Segunda - 4h00 Estrada; Terça - 1h50 BTT + 1h40 Indoor.
Amanhã também treino, mas é sem bicicleta. Será treino de reforço muscular e flexibilidade.

Hoje de manhã, pesei-me. Já não me pesava há uns 2 meses. Não tenho dado muita importância ao peso nesta minha preparação para o Titan Desert. Primeiro porque ainda falta bastante tempo para o objectivo, segundo porque face ao perfil das etapas do Titan, o peso não é assim tão importante como, por exemplo, o Transalp, ainda mais que a etapa com mais acumulado (2.800mts) é a do último dia, o que permite nos primeiros 5 dias perdermos algum peso, e terceiro porque toda a gente diz que estou muito magro, e eu acreditei :) Mas hoje pesei-me e ... assustei-me! 71,5kg. Julgava eu que estava com cerca de 69kg. O meu objectivo de peso para começar o Titan é 68,5kg, e faltam (apenas) 62 dias! Acredito que este peso acrescido seja de massa magra porque mais que nunca tenho feito bastante trabalho de força, sobretudo de braços e tronco, mas também pernas. Menos mal. Este reforço muscular é muito importante para provas de BTT por etapas, ainda mais se tivermos em consideração o tipo de terreno que vamos encontrar em Marrocos - muita pedra. De qualquer forma, daqui para a frente terei que cortar com os petiscos e ceias, como a de ontem à noite :)

Fatias douradas acabadinhas de fazer, às 23h :)

1 comentário:

  1. Pois...essas calorias todas antes de deitar vão diretamente para o tecido adiposo! lol

    Temos que ter cuidado com a ingestão de açucares e hidratos de carbono! São necessários para realizarmos boas perfomances, mas têm que ser ingeridos na altura certa!

    ResponderEliminar