domingo, 20 de março de 2011

DIA -50: Fiquei satisfeitinho


Maratona do Centro (Leiria): 74km com 2.000 metros de acumulado em 3h31. Posso-me gabar que fiquei satisfeitinho. Aliás, ao quilómetro 50 já estava completamente satisfeito, com as "piranhas" (leia-se: cãibras) a ameaçarem. Aliás, cheguei mesmo a ter cãibras nas ...mãos. Sim, leram bem, mãos. Os dedos da minha mão direita teimavam em querer fechar. Isto porque as descidas com bastante pedra obrigavam a uma tensão enorme nas mãos. Mas o calor que apareceu de forma repentina associado ao ritmo muito forte (primeiros 100 minutos a 90%) que tive que impor logo de início, para tentar passar pelos cerca de 600 atletas, que partiram à minha frente, antes de entrar nos trilhos mais estreitos, foram os principais culpados do aparecimento das famosas "piranhas".



É impressionante a diferença que faz entre partir nos 50 primeiros e partir com mais de 500 à nossa frente! Quando deram o tiro de partida, só passados uns 3-4 minutos é que passei por baixo do arco de partida, depois disso foi um contra-relógio nos primeiros 10km, que consistiam em asfalto, para tentar passar o maior número de participantes. Mas quantos mais eu passava, mais me apareciam pela frente! Há um desnorteio completo, não fazemos ideia em que lugar vamos nem quanto tempo temos de atraso para os da frente. Limitei-me a pedalar sempre forte na esperança de avistar o grupo dianteiro. Mas isso nunca chegou a acontecer. Só quando comecei a apanhar alguns atletas que costumam a andar bem, nomeadamente o Rui Lavarinhas, é que me apercebi que não estaria assim tão mal posicionado.
Mas o ritmo que impus foi demasiado forte para a minha preparação física actual, e a partir dos quilómetro 50 começou-se a tornar penoso. De qualquer forma deu para ganhar a classificação geral da classe que estava inscrito - promoção.
Foi um treino excelente, faz falta apanhar umas coças assim de vez em quando. É a única forma de testarmos o nosso limite actual. 
Quanto à organização da prova - Airbike, está de parabéns. Prova muito bem organizada, percurso bastante variado, sinalizações excelentes, track GPS disponibilizado, e no fim um troféu com utilidade (foto) :)
A GoldNutrition foi um dos parceiros deste evento. Para além da habitual tenda no final da prova a fornecer Fast Recovery Maracujá e Goldrink Premium Frutos Silvestres a todos os participantes, entregou também prémios aos primeiros classificados das várias categorias da promoção e forneceu Goldrink para as zonas de abastecimento.


Um troféu com várias utilidades:
para jarra de flores ou então para servir cerveja a metro :)
Relatório Garmin AQUI»»
Suplementos GoldNutrition consumidos: 3 BCAA + 1 Glutamina + 1 LCarnitina 3000 antes do início da maratonas; 3 Extreme Gel + 2 litros de Goldrink Premium + 1 magnésio durante a maratona; Fast Recovery após a maratona.

Amanhã é dia de descanso, mas esta semana vai ser intensa, com treinos de séries no limiar anaeróbio!
Quanto à próxima maratona é já no Domingo - Sobral de Monte Agraço (durinha também).



3 comentários:

  1. Eu vi o arranque, e o desaparecimento no horizonte :)

    Parabéns pelo resultado

    ResponderEliminar
  2. E quando precisares do abastecimento do S.u.COLARENSE,dispoe!

    ResponderEliminar
  3. Isso é que foi sufrerr, mas parabéns pelo desempenho.
    Um abraço

    ResponderEliminar