domingo, 27 de março de 2011

DIA -43: Venha a próxima

A primeira semana de treino de um ciclo de 3 terminou hoje. A ideia é ir aumentando a intensidade dos treinos em cada uma destas 3 semanas, mas o volume (número de horas) irá manter-se. Esta primeira semana não foi cumprida à risca, na quarta-feira não deu para fazer o treino de volume por causa da apresentação da MEO TEAM, e hoje (Domingo) por causa da chuva também não completei a Maratona do Sobral de Monte Agraço.
Mas antes de falar do dia de hoje, tenho que contar que na sexta-feira, normalmente é dia de descanso, consegui acordar às 6 da manhã e saí para uma corrida de 30 minutos e mais alguns exercícios de pernas. Saí em jejum, só com um copo de água. Para fazer um treino inferior a 60 minutos em intensidade baixa/moderada não faz falta ingerir alimentos antes do treino.
E que bem que sabe uma corrida no campo logo pela manhã! A disposição, o humor e a energia para enfrentar o dia de trabalho melhoram significativamente.

Ontem consegui apanhar o "comboio do Oeste". Há já algumas semanas que não treinava com o grupo. Fizemos 100km em estrada com  cerca de 1000 metros de subidas acumuladas. Apesar da chuva ter ameaçado algumas vezes, conseguimos fazer todo o treino sem nos molharmos. Fizemos algumas acelerações em subida, mas a maior parte do treino foi feito em ritmo baixo, até porque hoje era dia de maratona.
Sim, eu disse "era". Durante toda a noite choveu bastante.  Hoje o despertador tocou às 7h00 de forma a preparar-me para a maratona do Sobral. Mas quando acordei chovia torrencialmente, e parecia que tinha chovido toda a noite. O percurso da Maratona do Sobral passava por locais com muita lama e alguns até perigosos. Se participasse na prova corria o risco de não treinar decentemente, danificar a bicicleta ou pior ainda, esfolar o "cabedal".
Mas como nesta prova eu era cabeça de cartaz e frontal número um, resolvi ir de bicicleta até ao Sobral de Monte Agraço, alinhar na prova, fazer alguns quilómetros e depois regressar de bicicleta, pelo asfalto, a Torres Vedras. E foi o que fiz. Pedalei em bom ritmo durante  os 15km  que separam a minha casa  à partida; aguardei cerca de 20 minutos até darem o tiro de partida; fiz os primeiros 10km da maratona na frente, também em ritmo forte, e depois saí do percurso e fui até às termas dos Cucos (Torres Vedras) onde se estava a disputar a  1ª prova da Taça de XCO. Ainda cheguei a tempo de ver um dos meus pupilos - José Silva - fazer segundo na categoria de Masters.



Feitas as contas do dia, fiz apenas 2 horas de treino. Pela segunda vez esta semana não cumpri o plano! Mas como é apenas a primeira semana de três, menos mal :) Venha a próxima.
Para me redimir, amanhã, que seria dia de descanso, vou experimentar uma aula de Power Jump. Parece-me bastante interessante para exercitar abdominais e lombares, para além de manter a frequência cardíaca sempre lá em cima.
Depois conto-vos como foi ;)

3 comentários:

  1. sEMPRE a malhar no corpo, corpo são mente sã.
    Um abraço com amizade

    ResponderEliminar
  2. Os blogues pessoais servem para isto mesmo, falar-se de tudo o que nos vem à cabeça e sobretudo e muito do "EU".
    Não custava nada, porém a um "eu" tão gande como "VOCÊ", ter estado ou sequer tentado estar à altura do convite que lhe foi formulado, para como você mesmo diz "Cabeça de Cartaz", de um evento, cujo objectivo, esse sim é de uma grandeza enorme, muito para além de qualquer "EU", por maior que você seja.
    Foi o que senti é o que aqui escrevo.
    "eu" sou assim.

    ResponderEliminar
  3. Caro João, face ás condições climatéricas dos dias anteriores, teria sido muita mais fácil para mim, avisar logo que não iria estar presente na maratona. Ficaria descansadinho em casa a fazer o meu treino nos rolos. Mas achei por bem, pelo menos "dar a cara" e estar presente na partida. A grandeza do evento não saiu prejudicada com a minha saída a meio do percurso. Como referiu e bem, a CAUSA é muito maior que a minha pessoa. E ela (a CAUSA) esteve sempre presente.

    Por outro lado, este é um blogue unicamente para relatar a MINHA preparação para o Titan Desert. Não o uso para opinar sobre a qualidade das provas ou mesmo os objectivos das mesmas, mesmo que sejam nobres, como é o caso da maratona do Sobral. Para isso e outros assuntos tenho o meu website oficial. Mas por falta de tempo, ultimamente não o tenho actualizado. E aqui posso ter falhado, em não ter dado destaque à causa da Maratona do Sobral.

    Atentamente.

    ResponderEliminar