terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

DIA -90: Teoria da Relatividade

Faltam 90 meses para ao Titan Desert.
E foi hoje, a faltar precisamente 3 meses para o início do Titan Desert, que ficou definido o patrocinador principal da equipa que vou integrar, até aqui com nome de código Bravus Lusitanus, passando agora a denominar-se MEO TEAM. E porquê? Porque o serviço da PT,  MEO será o main sponsor deste projecto que tem como missão principal reunir fundos para a Associação Sol. Fica assim encerrado o lote de empresas que nos apoiará nesta missão. Mas sobre este assunto farei uma crónica daqui a uns dias, e apresento-vos o design do equipamento que vamos envergar nesta prova.

Agora voltando à Teoria da Relatividade. Não entendo nada de física! Mas uma coisa eu tenho quase a certeza, o Einstein já fazia séries há 100 anos atrás. Séries semelhantes ás que fiz hoje em cima dos rolos. Só assim se explica o facto de ele saber que o tempo é relativo. O tempo é relativo à intensidade de esforço. Passo a explicar: exemplo - 5 minutos em intensidade máxima ou sub-máxima demoram mais a passar que 5 minutos em baixa intensidade. E mais! Há medida que estamos a fazer uma série de média-alta intensidade, o tempo demora cada vez mais a passar. O último minuto então, é uma eternidade! Já os mesmos 5 minutos mas em baixo intensidade passam muito rápido, o último minuto então, passa num ápice! Conclusão: 5 minutos a 300watts são mais longos que 5 minutos a 150watts. O Einstein sabia o que dizia.
Hoje senti esta teoria na pele. Depois dos exercícios habituais de braços, ombros e tronco, saltei para cima da bicicleta para mais umas séries abaixo do limiar anaeróbio, treino a que eu chamo de Endurance Muscular 1 (EM1):
  • 10 minutos de aquecimento
  • 17' a 280-300w
  • 4' suave
  • 15' a 300-320w
  • 4' suave
  • 13' a 320-330w
  • 5' suave
Apesar de para mim esta carga ser de intensidade moderada, o tempo das séries é grande. Os últimos 5 minutos de cada uma das séries parece uma eternidade. Já os 4 minutos de recuperação, passam em menos de nada!
Um treino dificil, mas assim que termino a última série, é uma sensação de vitória e de missão cumprida.
Onze horas depois de terminar este treino, já estarei de novo em cima da bicicleta para pedalar cerca de 5 horas! Como já ouvi algures: "Vou ter que dormir à pressa" :) Amanhã vou ter companhia para o treino, José Silva e Nuno Vicente. Depois de terminar esta crónica, vou delinear o percurso para amanhã. Vou ver se consigo fazer um treino com algumas subidas "engraçadas" e que passe por Sintra. Sintra = Travesseiros :)

Até amanhã ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário