domingo, 6 de fevereiro de 2011

DIA -92: Maçarico

Faltam 92 dias para o Titan Desert.
E por falar em Titan, nos próximos dias terei novidades acerca do projecto Bravus Lusitanus no qual estou inserido.
Há já 4 fins-de-semana que não descansava. Bem, quando digo descansar refiro-me a estar o fim-de-semana em casa, sem participar em eventos de BTT. Desde o dia 2 de Janeiro que não fazia um treino grande com o grupo do fim-de-semana.
Na sexta à noite recebi a convocatória via SMS: "amanhã estrada às 9h, e domingo estrada às 8h30 com volta a Sintra". Quando li a palavra "Sintra", os meus olhos possivelmente brilharam :) Mas dois dias seguidos treino de estrada?! No way! Eu preciso de andar de BTT pelo menos uma vez por semana. Preciso de melhorar consideravelmente a minha técnica, quer em descida, quer em subida. E como o grupo no Domingo ia para Sintra, respondi à convocatória com o seguinte SMS: "Domingo contem comigo, amanhã vou de BTT. Bom treino".
No Sábado, antes de sair para o treino de BTT a "solo", escolhi um track GPS de um treino que já tinha feito o ano passado, e passei-o para o meu Garmin Edge 800. Sou muito mau a lembrar-me de trilhos, o GPS para as bikes são uma ferramenta preciosa. O trilho escolhido tinha várias subidas e descidas técnicas, perfeito para apurar a minha técnica em cima da bicicleta, e para aprender a cair também :) Durante os 56km do treino, cada vez que tinha que colocar o pé no chão nas subidas ou tinha que desmontar nas descidas, mais eu chegava à conclusão que sou um grande MAÇARICO a andar de BTT. Na estrada desço rápido, ando com bastante à vontade no meio de dezenas de ciclistas que se chegam a tocar enquanto rolam a mais de 40km/h, mas no BTT estou muito verde! Preciso mesmo de treinar mais com a  BTT.

Hoje (Domingo), o grupo rumou em direcção a Sintra. No inicio do treino éramos cerca de 15, mas antes de chegarmos às subidas de Sintra, o grupo ficou reduzido a 7, pois alguns preferiram encurtar o treino. Nós sete, depois de subirmos da Praia Grande para o Pé da Serra e depois para os Capuchos, rumámos em direcção ao centro de Sintra, para uma paragem técnica na pastelaria Piriquita. Oito Travesseiros e 5 cafés. Oito?! Então mas não éramos só sete elementos?! Pois é, fiz mal as contas e pedi oito! Não faz mal, o oitavo Travesseiro não foi para trás nem se estragou  ;)
Energia renovada e tínhamos mais 60 quilómetros para fazer até Torres Vedras. Sempre a bom ritmo, demorámos 4h35 a cumprir os 135km de percurso, média de 29km/h. Nada mau, tendo em conta que o vento soprava de frente quando íamos em direcção a Sintra, e quando voltámos para Torres, estava de novo de frente!!

Vou ter mais dois fins-de-semana para fazer treinos grandes de estrada e treinar técnica com a  BTT. Depois regressam as maratonas: Sobreiro Curvo, Arganil , Leiria, ...
Amanhã vou fazer descanso. Cheguei à conclusão que o ideal para mim é fazer dois dias semanais sem treino: Segunda e sexta-feira. O trabalho é muito, e não me posso dar ao luxo de treinar 6 dias por semana, mesmo que seja ao final do dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário