quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DIA -82: Qual Macgyver!

Hoje fez mau tempo em praticamente todo o país. Só se ouvia falar em alertas amarelos, laranjas, vermelhos, eu sei lá! Quando acordei, às 7h10, abri a janela e chovia torrencialmente. Mesmo assim não hesitei, preparei o equipamento ideal para pedalar à chuva.

Luvas e capas de sapatos para a chuva, capa da chuva, colete,...
Preparado para o pior:)

Enquanto tomava o pequeno-almoço, olhava pela janela da cozinha e, continuava a chover, inclusive granizo! Comecei a hesitar. Vou para a rua ou treino nos rolos?! Entretanto, passada uma hora, o tempo começou a melhorar ligeiramente, já se via algumas abertas, decidi então que ia para a estrada. Reforcei a minha suplementação para prevenir constipações e como tinha a bicicleta de estrada ainda nos rolos, do treino do dia anterior, aproveitei para fazer um pequeno aquecimento (10 minutos), para não me custar tanto a ir para estrada debaixo de chuva.

A minha suplementação antes dos treinos com mais de 4h00

Às 9h20, numa altura que não chovia, saí para a estrada e apontei em direcção a Norte: Cadaval, Peral, Caldas, Bombarral. Por incrivel que pareça, quase não apanhei chuva. As nuvens negras, ou já tinham passado antes pelo local onde eu estava a passar, ou então iriam passar minutos depois. Felizmente andámos desencontrados. No entanto, tive um contratempo. Quando levava cerca de 60 quilómetros de treino, longe de casa, um furo na roda de trás! Pudera, o pneu estava nas últimas! Com tanto treino de rolos, já se via a lona do pneu.
Pneu nas últimas, já a ver-se o interior

Tudo bem, trazia câmara de ar suplente. Tirei a roda, tirei a câmara suplente da bolsa e dei-lhe um pouco de ar. Mas a câmara não enchia. Estava também furada! Pelos vistos a câmara que trazia como suplente já tinha sido utilizada e nunca mais me lembrei de a trocar! Xiii, e agora?! Tinha duas soluções:
1ª Ligar para casa para me virem buscar - Significaria que tinha que ficar à espera no meio do nada durante cerca de uma hora, ao frio!
2ª Ir com a roda furada até ás Caldas da Rainha - Era a localidade mais próxima com assistência, estava a cerca de 10 quilómetros e lá existe uma BikeZone.

Mas entretanto lembrei-me de experimentar uma solução à Macgyver. Como o furo era pequeno, enchi a bomba de ar com Goldrink Premium que tinha no bidão e pressionei para dentro da câmara. Enchi a segunda vez e coloquei mais Goldrink dentro da câmara de ar. Depois enchi bem a roda com ar. Parecia ter resultado, a roda não estava a perder ar. O liquido pegajoso serviu de vedante e estancou o furo na câmara. Faltava saber quantos quilómetros iria aguentar. Pelo sim pelo não escolhi o caminho para curto para casa. Mesmo assim faltavam cerca de 45km. Pelo caminho ainda tive que me refugiar num telheiro duma estação de serviço durante 5 minutos, pois caiu uma carga de granizo do tamanho de amendoins!


Quando começou a cair granizo, começou a tocar esta música no
MP3, fiquei fulo, parecia gozo!!



O resto do percurso consegui fazê-lo praticamente sem chuva, mas com muito vento de frente. Tanto vento que parecia que ia sempre em subida, tal era a força que fazia nos pedais e nos braços. Alguma rajadas de vento laterais quase me mandavam para fora da estrada. Mas felizmente cheguei bem a casa, e a roda quase não perdeu ar. Descobri mais uma funcionalidade do Goldrink Premium - anti-furo :)

Acabou por ser uma boa decisão ter saído para a estrada. Amanhã se o tempo estiver pior, faço rolos, senão volto para a estrada. Nestes dias não dá para fazer BTT, os terrenos estão todos alagados.

5 comentários:

  1. A isso se chama desenrascanço :)
    Curiosidade: pensei que tinhas uma Cannondale Super Six, no entanto, a foto mostra uma TREK.

    Abraço,
    Jorge Silva

    ResponderEliminar
  2. Acho que a Cannondale para o Vitor ainda está a caminho :) Se ele com a Trek é o que se vê, de Cannondale...ui...medo, muito medo...:))

    ResponderEliminar
  3. Pois, o terceiro rei Mago, que supostamente deveria ter chegado no dia de Reis, anda perdido! Continuo à espera da Supersix! Esta Trek tem 4 anos.

    ResponderEliminar
  4. Gostei de lêr o teu relato até parecia que eu participava na volta :)
    Acho fantastico o liquido vedar o furo mas se for por acaso?tiveste uma sorte Macgver!!! ;)))
    Um abraço campeão

    ResponderEliminar
  5. Paulo, não foi por acaso. Qualquer liquido espesso teria esse efeito. O furo era muito pequeno.
    abraço

    ResponderEliminar