segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

DIA -125: Início da contagem decrescente

Começou hoje a contagem decrescente para a minha participação no Titan Desert 2011. A partir de hoje irei relatar neste blogue a minha preparação para esta prova de BTT, que será a minha estreia em provas de BTT no estrangeiro. E que estreia!!
Porquê hoje, e não ontem - início da semana? Simplesmente, porque ontem não treinei. Bem, hoje também não treinei grande coisa, apenas uma hora de reforço muscular na garagem. Mas já é um começo :)

Até ao Titan Desert, serão 18 semanas de preparação. Para mim e para os meus colegas que constituem a equipa que nós próprios denominámos de "Bravus Lusitanus".
A estrutura desta preparação será muito semelhante para mim, 5 elementos dos Bravus, e mais alguns participantes do Titan, que não são  "Bravus Lusitanus", mas que também são bravos :) O que vai diferir na preparação de cada um de nós, será sobretudo a carga dos treinos.

Estas 18 semanas serão divididas em dois grandes periodos:
1º Periodo (11 semanas): Neste periodo o volume de treino é a prioridade, enquanto a intensidade é controlada a níveis moderados/baixos. Haverá gradualmente um aumento de volume (horas semanais) enquanto a intensidade dos treinos, será reduzida a moderada na maioria dos treinos. Na primeira parte deste periodo, haverá também lugar ao reforço muscular com exercícios de musculação e agilidade.

2º Período (7 semanas): Será a altura de reduzir o volume de treinos (carga horária) e aumentar gradualmente a intensidade dos mesmos. Os treinos começam a ser mais específicos e direccionados ao tipo de esforço que iremos desenvolver no Titan.

Hoje, como referi no início deste texto, fiz exercícios de reforço muscular e apenas 15 minutos de treino cardiovascular - elíptica. Não era o que tinha programado para hoje, mas compromissos profissionais impediram-me de fazer o treino de rolos que estava previsto.

Amanhã é quarta-feira, dia de folga profissional, e como tal dia para aproveitar fazer umas horinhas de bike. A ver se o S.Pedro colabora :)

Sem comentários:

Enviar um comentário