terça-feira, 18 de janeiro de 2011

DIA -111: Rir para o guiador

Faltam 111 dias para o Titan Desert.
Depois do ontem ter descansado, hoje foi dia de "rir para o guiador". É uma expressão usada no ciclismo, que significa sofrer a bom sofrer em cima da bicicleta ao ponto de baixarmos a cabeça e cerrarmos os dentes, isto é, rir para o guiador.
No fundo foi uma espécie de castigo que apliquei a mim mesmo. Depois de durante o dia de hoje ter abusado na ingestão de hidratos de carbono, sobretudo na forma de bolachas (há dias assim), tinha de alguma forma queimar este excedente de calorias.

Hoje era o dia quase perfeito para confirmar os valores da prova de esforço progressiva que fiz no inicio deste mês. E digo "quase" porque as minhas pernas ainda estão um pouco amassadas da maratona de Domingo - Arruda/Montejunto - afinal ainda só passaram 2 dias! Mas com o descanso de ontem e mais a carga de hidratos de hoje, decidi que seria hoje o dia do teste dos 20 minutos no limiar anaeróbio.
Mas não me fiquei pelos 20 minutos de teste em esforço máximo, acrescentei ainda três séries ao treino de hoje. Feitas as contas, com o aquecimento (que não está no gráfico abaixo), as séries e os descansos, pedalei 1h45 em cima dos rolos. Há muito tempo que não pedalava tanto tempo sem sair do mesmo sítio!


Os resultados foram muito bons, tendo em conta a fase da época e o facto de não ter recuperado a 100% do fim-de-semana.

Séries realizadas: 5' (400w) + 20' (350w) + 14' (315w) + 10' (295w).


No final de cada esforço analisei a acumulação de ácido láctico.
Em apenas 3 semanas já ouve uma melhoria significativa da minha potência aeróbica. Neste momento estou com 332watts no limiar anaeróbio o que equivale a 4,8w/kg. Há 3 semanas estava com 4,64w/kg. Segundo uma tabela internacional, 4,8w/kg já é considerado Excelente. Acima desta classificação, está ainda o Excepcional (acima de 5,33w/kg) e o Classe Mundial (acima de 5,87w/kg).

Mais próximo do Titan Desert começarei a focar-me na perda de massa gorda, de modo a que os watts absolutos que consigo "rebocar" sejam repartidos por menos peso. No fundo será melhorar a relação peso/potência. Se perder 2kg de massa gorda e aumentar a potência absoluta no LAna em 30 Watts, já chego ao escalão Excepcional. Para quem tem 41 anos, não seria nada mau ;)

Amanhã é dia de treino de endurance, cerca de 4 horas em ritmo suave. Desta vez vou apontar para Norte: Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, ...

1 comentário:

  1. onde posso arranjar a tabela que falas sobre os watts??
    ricardosilva200@hotmail.com

    ResponderEliminar