terça-feira, 26 de abril de 2011

DIA -13: No limite!

Faltam menos de duas semanas para o início do Titan Desert e...ainda bem.
Começo a ficar cansado de treinar! Mais cansado a nível psíquico que físico. A paragem de 5 dias que fui forçado a fazer, na semana passada, também contribuiu para esta situação. Quebrei o ritmo e a rotina de treino, e esta semana está a ser complicado para entrar no ritmo de novo.
Como escrevi na crónica anterior, durante os 5 dias que estive em trabalho na Alemanha, o único exercício físico que fiz, foi 3 corridas de aproximadamente 45 minutos cada; corridas estas feitas em asfalto, que contribuíram para pequenas lesões musculares.  Ainda tenho os músculos bastante doridos causando algum desconforto a pedalar. Tudo isto a juntar ao facto de há mais de duas semanas não participar em maratonas de BTT, que é o que me dá ânimo, faz com que espere e desespere pelo fim dos treinos de preparação para o Titan Desert e pelo tiro de partida desta prova.

Não gosto de treinar! Só o faço porque gosto de estar bem nas provas de BTT em que participo. Não confundir treinar com andar de bicicleta mais os amigos ao fim-de-semana. Disto gosto :)
Para mim treinar implica seguir um plano, mais ou menos rígido. Nos meus anos de profissional, estes planos eram mais rígidos, agora no BTT são mais flexíveis e até me dou ao luxo de me baldar de vez em quando, mas mesmo assim, exigem sempre alguma disciplina, e eu já não tenho muita paciência para cumprir esta disciplina do treino físico e psíquico.

Em último caso, o treino pode-me servir para um possível novo emprego:
"Taxi Express"

A preparação para o Titan já vai em 4 meses. Durante este tempo houve altos e baixos, por vezes não foi possível cumprir o plano, ou por compromissos por profissionais ou por pequenas lesões musculares. Mas na globalidade, a preparação tem corrido bem. Só faltava mesmo um pouco mais de calor. Apesar de eu gostar de calor, deverá ser este aspecto que deverei sentir mais dificuldade. O choque vai ser grande, 4 meses a treinar com chuva, humidade e temperaturas amenas, e de repente iniciar uma prova, no deserto, com tempo seco, temperaturas elevadas e bastante sol!

Esta semana é a mais intensa da minha preparação. O último treino de cargas altas será no Domingo - Maratona de Arraiolos. Servirá também de último teste à minha condição física.
Na próxima semana haverá lugar apenas a treinos suaves e bastante descanso. Por agora estou a gastar os últimos (e poucos) cartuchos que me restam.
Ontem aproveitei o feriado, e o bom tempo, para pedalar em direcção a Sintra, foram 130km - 4h15, em ritmo médio/alto, sozinho, com algumas subidas e ... uma paragem nos Travesseiros :)
Hoje tinha no plano um treino de 1h30 de alta intensidade nos rolos. A vontade não era muita, e quando comecei a aquecer, as dores musculares, pelo contrário, eram bastantes. Decidi trocar o treino com o que tinha para amanhã. Assim, fiz 1h10, com 3 séries de 15 minutos em Z3 (300-340w). Apesar de ter sido muito mais acessível, mesmo assim, custou-me bastante a completar este treino, e devo ter perdido mais de 2 litros pelo suor!

Amanhã ao fim da tarde, mais uma sessão de garagem. O treino previsto é o que tinha para hoje. A ver se amanhã já é um dia "sim" para que eu consiga fazer as 10 séries de alta intensidade. Será o último treino violento nos rolos para o Titan Desert.

2 comentários:

  1. Gosto de ir lendo a crónica. Muito interessante a maneira como descreves o dia a dia dos treinos. Como sinto muitas vezes falta de vontade de treinar (principalmente nos rolos...) identifico-me com alguns sentimentos descritos. Força para o Titan Desert!

    ResponderEliminar
  2. Vamos lá puxar (falar é fácil)agora mais a serio estamos contigo quer ganhes ou não!!! o teu nome vai ficar na historia do evento, o nome? não sei!? mas o nome Gamito vai ser lembrado durante muito tempo no BTT. Força amigo

    ResponderEliminar