segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dia -28: Fim-de-semana XXL (parte 2)

O trabalho continua a apertar, neste momento só consigo escrever as crónicas às "prestações" :)

Continuando o balanço do fim-de-semana mais desgastante deste ano (até à data). 
Depois da minha participação na Ultramaratona Serpa160, que na realidade foram 165km de puro BTT, o dia seguinte não foi de descanso, muito pelo contrário. Maratona Saloios BTT (Arneiros-Torres Vedras), com cerca de 70km e 1300 de acumulado. Um carrossel autêntico, com rampas inclinadas e descidas algo técnicas. Pelo segundo dia consecutivo, o despertador tocou às 6 da manhã. Quando acordei sentia as pernas todas amassadas! Pensava que iria sofrer bastante na prova. Mas era importante para a minha preparação participar em provas consecutivas de BTT, para treinar o corpo a recuperar entre etapas e num curto espaço de tempo. O resultado desportivo seria o menos importante, e sinceramente nunca me passou pela cabeça estar em mínima condição física para fazer um bom resultado nos SaloiosBTT.

Mas surpreendentemente enganei-me. Logo nos primeiros quilómetros da prova, e em que se saiu a um ritmo forte, senti as pernas corresponderem. Fez-me recordar os velhos tempos de profissional, em que à medida que as etapas iam passando, sentia-me cada vez melhor. Este Domingo as sensações foram mesmo boas, ainda mais tendo em conta que no Sábado pedalei 6h20 praticamente sozinho a um ritmo também intenso.
Com relativo à vontade segui o grupo da frente, e mesmo depois ter sido obrigado a parar por causa de uma avaria mecânica (mais uma), consegui recolar de novo aos 3 homens da frente. A vitória foi disputada ao sprint, entre mim e o Marco Silva (Carboom). Acabei por vencer a prova :)
Primeira vez que participei nos Saloios BTT, e adorei. Organização exemplar, trilhos fantásticos, troféu muito original e o almoço mais parecia um casamento :)

Eu e Nuno Vicente (3º classificado e Atleta GMTSports).
No fundo, para além de treino, este fim-de-semana serviu de teste no terreno, para avaliar a minha condição física. O resultado foi bastante positivo. 
Faltam 4 semanas para o Titan Desert. Amanhã será o último dia deste ciclo de carga intensa. A partir de quarta e até segunda-feira, será de recuperação, até porque irei estar ausente, em trabalho. Durante estes 6 dias só tenho possibilidade de fazer jogging ao fim do dia. Quando regressar, farei mais duas semanas forte e a última semana de preparação será suave.
Hoje tinha previsto continuar o ciclo de carga que iniciei no Sábado, mas compromissos profissionais não me permitiram treinar hoje. Mas amanhã vou apontar em direção a Sintra, para 4 horas e meia de estrada :)


1 comentário: