terça-feira, 5 de abril de 2011

DIA -34: A cavalo dado...

Mais um recorde batido! Fez ontem uma semana que não escrevia uma crónica.
O trabalho nestes últimos dias apertou bastante ao ponto de terminar o expediente bem tarde quase todas as noites.
A última crónica que escrevi foi na terça-feira passada, em que fiz um treino duríssimo em rolos. Ontem repeti o mesmo treino. 
Na quarta-feira fiz 4h40 de estrada, o destino foi Sintra, com Travesseiro incluído.
Na quinta-feira substitui a noite de treino por um jantar de pizza. Para ser sincero, soube bem melhor:)
Na sexta-feira, levantei de madrugada e corri 30 minutos, mais exercícios de musculação. Em seguida arranquei para o Norte, em trabalho.
No Sábado, foi dia de passeio de estrada organizado pela BikeZone do Porto. Foram cerca de 100km por um percurso fantástico junto ao rio Douro e com passagem por duas subidas bem duras em que deu para forçar um pouco. Neste treino estreei a Cannondale SuperSix. Não terá sido o melhor treino para estrear um bicicleta, mas foi o que se pode arranjar. Para além da SuperSix, ainda estreei os sapatos Shimano SH-R310 e o selim SMP Evolution. Digamos que foram demasiadas estreias ao mesmo tempo. E é normal que durante os 100km de treino não me sentisse muito confortável a pedalar. Mesmo assim, o meu primeiro contacto com estes equipamentos deixaram-me bastante satisfeito. A SuperSix é superleve e com uma rigidez impressionante; os sapatos Shimano termo-moldáveis "encaixam" no pé como se fossem um só elemento; e o selim SMP, apesar de ter parado duas vezes para ajustar a inclinação do mesmo, surpreendeu-me bastante. Julgava que iria sofrer em cima do mesmo, mas pelo contrário. Detalhes mais abaixo.
No Domingo, já na Póvoa do Lanhoso em representação da GoldNutrition para a prova internacional da Taça de Portugal de XCO, não tive muito tempo para treinar. Assim acordei às seis da manhã, ainda de noite, e saí para correr 10km em 50 minutos. Novo recorde de distância nestes últimos 3 anos. O máximo que tinha corrido até então, foi 5km. Mas paguei a factura nos dois dias seguintes, com dores musculares nas pernas que coisa não conseguia andar normalmente :)
Ontem - segunda-feira - fiz o mesmo treino em rolos do dia 29. A tal crónica "Mais olhos que barriga". Sofri imenso, sobretudo por causa das dores musculares da corrida do dia anterior.
E finalmente, hoje, voltei para os rolos, para acabar com o resto, lol. Fiz o mesmo treino do dia 24 de Março - crónica "Dia -46: Mais próximo". Mais um treino violento. Trinta minutos depois de ter terminado ainda suava.
Bem, mas nestes últimos treinos, sobretudo os de rolos, em que já fiz com a nova SuperSix, o selim SMP e os sapatos Shimano SH-R310, o que mais me tem surpreendido é mesmo este selim.


Se é estranho? É. Muito diferente de tudo o que conhecemos. Praticamente todas as marcas de selins seguem a mesma linha. Com pequenas diferenças, mas nenhuma arriscou tanto como a marca italiana SMP SELLE.
Quem olha para este selim, não compreende como pode ser confortável. Eu próprio já conheço este selim há cerca de 6-7 anos, mas sempre fui relutante em experimentá-lo. Como atleta de alta competição, que era na altura, não quis arriscar experimentar algo tão diferente.
Este ano decidi arriscar, e graças ao distribuidor em Portugal, a All4Bikes, tive a oportunidade de fazê-lo. E em boa hora o fiz. Só tenho pena de não ter feito isto há mais tempo.
Não me vou alongar com as vantagens deste conceito de selim sobre os demais, apenas dou um pequeno exemplo: em 1h30 de rolos com séries de 17 e 15 minutos em intensidade elevada, nunca precisei de me levantar do selim uma única vez. E quem treina em rolos, sabe ao que me estou a referir. Com qualquer outro selim é normal acontecer dormências, sobretudo ao nível do escroto e testículos, e temos que aliviar a pressão de quando em vez, levantado do selim. Com o SMP isto não acontece.

Todos conhecem o ditado: "A cavalo dado não se olha os dentes". Comigo não é assim! Prefiro comprar um cavalo com bons dentes que ter um cavalo dado com dentes estragados. Passo a explicar:
Não é pelo facto de ter a possibilidade de receber um acessório ou marca a custo zero (patrocinado) que me faz usá-lo. Só uso aquilo que realmente gosto ou é mesmo de boa qualidade. Felizmente ou infelizmente, no desporto sempre gostei de ter do melhor que há, nem que tenha que comprar.
Dou um exemplo: de 1998 a 2001 fui patrocinado pela Oakley, marca de óculos americana. Sem dúvida a melhor marca de óculos desportivos do mundo! A partir de 2002, deixei de ser patrocinado. Podia optar pelo patrocínio de outra marca, mas como nunca vi óculos que se aproximassem sequer da Oakley, preferi sempre comprá-los. Pelo menos até este ano. Isto porque finalmente encontrei uma marca com óculos também muito bons e confortáveis - a BBB. Não digo que sejam tão bons como os da Oakley, mas são uma boa alternativa para quem não quer ou não pode despender tanto dinheiro para comprar uns Oakley.
Isto tudo só para dizer que, quando falo bem dos selins SMP, não é pelo facto de estar agora a ser patrocinado por esta marca, é porque o selim é mesmo bom. Se não fosse eu não o usava, até porque há outras boas marcas e que possivelmente conseguiria também o seu apoio. Mas acreditem, a investigação médica que está por detrás do design dos SMP é revolucionária, e acredito que mais cedo ou mais tarde, as outras marcas irão adoptar também este design.

Voltando aos treinos. Amanhã é dia de estrada. As previsões meteorológicas são espectaculares: sol e 25ºC. Mais uma vez vou apontar a Sintra, para 4h30 com algumas subidas.


1 comentário:

  1. Boas prendas!!! O selim eu ja tinha visto em fotos e penso que em breve vai haver uma explosão dos ditos selins em tudo que é bicicletas.
    Um abraço á campeão

    ResponderEliminar