sábado, 7 de maio de 2011

DIA -1: Expectativas?

Faltam 2 dias para a primeira etapa do Titan Desert.
Neste momento vou no autocarro em direcção a Granada, juntamente com a restante comitiva portuguesa. São 22 atletas, entre os quais a Meo Team, 2 fisioterapeutas da Fisiotorres, o Hilário da Hilzy, como mecânico e o Tiago da Angelminds como assessor de imprensa.

Para trás já ficou a parte mais difícil, que foram 3 meses de preparação. Não foi nada fácil! Sobretudo conseguir ânimo para ir para cima dos rolos depois de um dia de trabalho. Os próximos 7 dias serão para desfrutar ao máximo o trabalho que fiz até aqui.
Expectativas? Esta será a primeira vez que participo numa prova de BTT internacional por etapas. Estou no completo desconhecimento do que me espera, seja ao nível da dureza da prova, seja ao nível dos adversários, sobretudo o nível competitivo dos mesmos.
Conheço a minha actual condição física, mas não faço ideia do que andam os outros participantes desta aventura.

Quando inicío uma preparação para uma competição desportiva, coloco sempre um ou mais objectivos. Desta forma torna-se mais fácil concentrar-mo-nos e delinearmos o treino. Já o fazia quando era ciclista profissional. Geralmente não divulgo estas metas pessoais, isto porque há uma grande probabilidade de não as atingirmos. Mas como já não sou profissional e já não tenho nada a provar ou a justificar, não tenho problema em divulgar as minhas metas para esta prova, mesmo correndo o risco de falhar redondamente.
O Titan Desert tem várias classificações e categorias. Eu estou inserido na categoria Master Masculinos, que é para participantes entre os 40 e os 50 anos. Nesta categoria quero disputar o primeiro lugar, e digo isto mesmo sem saber quem são os adversários. Também há uma classificação geral, que engloba todas as idades. Nesta classificação seria excelente conseguir um lugar entre os 10 primeiros. Não esquecer que vou competir com jovens de metade da minha idade, e alguns mais velhos mas que se dedicam a 100% a este tipo de competições.
Mas o BTT tem mais variáveis que o ciclismo de estrada, e que interferem na prestação desportiva de um atleta. Há mais probabilidades de furos, quedas e avarias. E ainda por cima não há assistência durante as etapas. Podemos fazer uma preparação exemplar para estar ao mais alto nível numa prova de BTT, mas se temos a infelicidade de ter uma avaria que nos obriga a parar 10-20 minutos, a hipótese de discutir a vitória fica de lado. Foi o que me aconteceu no SERPA160 deste ano.

Mas como o resultado desportivo não é a razão principal da minha participação nesta e em todas as provas de BTT, pelo que me contam de anos anteriores, vou-me divertir bastante e será uma experiência inesquecivel que tentarei partilhar durante o decorrer do Titan Desert.
Não sei se será possivel actualizar diariamente o meu Facebook e este blog. Este ano existe internet no acampamento. Mas para além de ser caro (20 Euros por cada 30 minutos) não sei se o acesso ao "webcenter" será muito requisitado.

Em último caso, farei depois um resumo, com imagens e video incluidos.

Quero agradecer a todos os amigos, inclusive os de Facebook, aos meus familiares, principalmente à Lena, minha companheira de vida, e a todos os parceiros que estão comigo nesta aventura, nomeadamente a GoldNutrition, a BikeZone, a Cannondale, a Fullwear, BBB, a Shimano, a Garmin, a Maxxis, a SMP e a minha amiga e massagista Cristina Ponte. Para além destes meus parceiros pessoais, um agradecimento à MEO, à Asics, à Inverse, à Seur, à Hilzy, à Fisiotorres e à Hcpubli, todos estes parceiros do Projecto Meo Team no qual estou inserido, e que ainda fazem parte o Marco Chagas, o Nelson e Sérgio Rosado (dos Anjos), o Pedro Duque, o Nuno Margaça, a Celina Carpinteiro e o Paulo Quintans.
O projecto Meo Team tem como um dos principais objectivos  divulgar e angariar fundos para a Associação Acreditar. Qualquer um pode contribuir para esta causa. Basta fazer uma transferência bancária para o NIB: 0035 0259 0000 215913 003, que foi criado unicamente para este projecto. O valor reverte na íntegra para esta associação. Não existe valor mínimo a transferir. Basta comprar um quilómetro por um Euro. Eu ja comprei uns quilómetros, e tu?

Mais informação sobre este projecto em http://titan.meo.pt Neste website também podem acompanhar etapa a etapa a aventura da Meo Team no Titan Desert :)

Até breve.

3 comentários:

  1. Força para todos! Agora é pedalar e divertir-se! e, se possível, chegar ao fim no Topo da classificação. :)

    ResponderEliminar
  2. RUI CRUZ - ARGANIL

    Força para toda a comitiva da MeoTeam, pena não terem aí em Marrocos o nosso "arroz doce" paara repor energias. Um grande abraço parar todos!
    VITOR, aperte com toda a garra para ganhar!

    ResponderEliminar
  3. Força... é o meu desejo para ti e para toda a equipa, que ninguem se magoe... vou ficar a torçer por vós...

    ResponderEliminar