domingo, 10 de abril de 2011

DIA -29: Fim-de-semana XXL

Faltam menos de 1 mês para o Titan Desert, e a forma física começa a ficar no ponto, e não vejo a hora de estar a caminho de Marrocos.
Esta semana passou muito rápido! Entre treinos intensos e bastante trabalho, não restou muito tempo para fazer outras coisa, nomeadamente escrever crónicas.
Na quarta-feira, como já é hábito nestes últimos meses, fiz treino grande com bicicleta de estrada. Temperatura agradável, mas muito vento. Mais uma vez apontei em direcção a Sintra. Não foi a volta habitual; em vez de subir o Pé da Serra (por Almoçageme), passei por Colares e depois subi Monserrate, uma subida com rampas muito inclinadas. Depois a habitual paragem na Piriquita para comer um Travesseiro e um café, e depois mais 60km, contra o vento, até casa.
Na quinta-feira, ao fim da tarde, fiz 30 minutos de corrida e alguns exercícios de musculação.
Na sexta não treinei, para ganhar fôlego para um fim-de-semana XXL.
Por volta das 18h00 passei pela BikeZone de Lisboa, e levantei um novo par de rodas, que em principio irei levar para o Titan Desert. Depois na companhia do meu amigo e colega da Meo Team Pedro Duque, rumámos em direcção a Serpa, para participar na Ultramaratona Serpa 160 (www.srp160.com). Uma excelente prova para preparar o Titan Desert. Aproveitei para testar o material que irei levar para o Titan, nomeadamente as rodas que fui buscar á BikeZone e a bolsa de água que terei que transportar em todas as etapas do Titan. Bolsa esta com capacidade para 3 litros de água e 12,5lt de carga. Essencial sobretudo para os dois dias de total auto-suficiência no deserto de Marrocos (a segunda e terceira etapa), em que terei que transportar tudo o que vou necessitar para os 2 dias e 2 etapas num total de 250km. Nestes dois dias não haverá qualquer assistência nem mordomias. Estaremos entregues a nós próprios.
Chegámos a Serpa às 20h, hora ideal para jantar no Restaurante Alentejano (Serpa). Já é quase uma tradição jantarmos neste restaurante no jantar de véspera do SRP160. A comida? O habitual: porco preto grelhado, batatas, arroz e depois uma sobremesa típica. Este ano foi a vez do Toucinho do Céu.


Na manhã seguinte, o despertador tocou às 6 da manhã. Por espanto nosso, estava a chover! Ninguém diria, depois de uma sexta-feira com céu limpo e bastante calor. Eu e o Pedro, combinámos levar marmita para fazermos o pequeno-almoço no quarto. Mas a administração do Hotel Beja Parque, bastante simpáticos, anteciparam a abertura do serviço de pequeno-almoço para as 6h30. Mesmo assim comemos a aletria que fiz em casa e o bolo que a Ana, mulher do Pedro, nos fez.


Pequeno-almoço tomado, um pouco à pressa, e arrancámos em direcção a Serpa. Não gosto nada de fazer as coisas à pressa! Com pequeno-almoço às 6h30 e partida da prova às 8h00, e pelo meio 30km para fazer, e algumas tarefas para cumprir, acabou por ser muito á pressa. Ainda por cima, resolvi estrear uma série de coisas neste dia: rodas novas com pneus tubeless acabados de colocar, sapatos novos, bolsa de água nova. Enfim, tudo o que não se deve fazer numa competição. E por isso mesmo, e apenas com 5km de prova, o azar bateu à porta. A roda da frente começou a perder ar repentinamente. O pneu não tinha ficado bem "colado" ao aro, e o ar e o liquido anti-furo começou a sair pelas laterais do pneu. Tive dificuldade em resolver o problema! O pneu teimava em não sair do aro, ainda parti um desmonta na operação. Pensei em desistir e voltar para trás, pois estava muito próximo de Serpa, mas depois pensei: "Fiz esta viagem toda, acordei ás 6 da manhã e agora perdia um dia de treino?! Nem pensar. Pode já não dar para ganhar, mas pelo menos dá para treinar" Cerca de vinte minutos depois consegui arranjar de novo. Demorei cerca de 10 minutos a apanhar a cauda da corrida. E logo no momento do famoso single-track junto ao rio. Estava tudo parado! Uns a tirar fotos ao rio, outros aos amigos, e todos a caminhar calmamente com a bicicleta à mão. Eram dezenas de atletas. E não dava para os ultrapassar naquele local. Lá aguardei pacientemente pela minha vez para sair daquele single-track, lindo, mas que não estava a achar piada nenhuma este ano :)
Depois disso, foi a gerir o esforço para aguentar as mais de 6 horas a fundo. Passei por centenas de atletas, a maioria deles a dar-me força e a incentivar-me. Alguns fizeram-me companhia por momentos, mas a maior parte do tempo pedalei a "solo". Para mim isto foi o mais dificil. Tanto tempo a pedalar sozinho!
Mas senti-me sempre bastante bem. Apesar de não ter conseguido atingir o meu objectivo inicial - vencer - fiquei bastante satisfeito com a minha prestação. Resultado: 7º lugar, 165km em 6h21 a pedalar, mas com os 20 minutos parado, totalizei 6h41. Como curiosidade, fica o tempo do vencedor da Ultra: 6h21 :)


(Estou de rastos, amanhã acabo o resto, e prometo que não coloco mais fotos de comida...pelo menos nesta crónica)

1 comentário:

  1. Parabéns pela prestação Vitor! Sempre um prazer ler os teus relatos.

    Fui ver as classificações e reparei que algo se devia ter passado (apesar do tempo ser bom) aqui está a explicação.

    Venha de lá o Titan Desert ;)

    ResponderEliminar